CNIS passa por manutenção para atualização da nova versão do eSocial



CNIS passa por manutenção para atualização da nova versão do eSocial


Postada em : 22/06/2021

Desde segunda-feira (20) o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) não será mais atualizado para os lançamentos feitos no eSocial. A DataPrev anunciou que o sistema passará por atualização para internalização da nova versão do eSocial (v. S-1.0) até o dia 5 de julho.

É importante ressaltar que todos os sistemas integrados com o CNIS, como a Carteira de Trabalho Digital, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão do processo.

Contudo, o CNIS continuará sendo abastecido por eventos de outras fontes durante o período de manutenção, como o GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).

Após a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária qualquer intervenção pelos usuários.

CNIS

CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. É um banco de dados do Governo Federal criado em 1989 que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.

Nesse extrato previdenciário constam:

  • vínculos empregatícios a partir de 1976;
  • recolhimentos como contribuinte individual a partir de 1979; e
  • valor das remunerações mensais a partir de 1990.

Fonte: Portal www.contabeis.com.br